M&A Franchising promove 1ª Mesa Redonda entre franqueados e diretoria da franqueadora

19/05
Porto Alegre sediou nesta terça-feira, dia 16/05, a 1ª Mesa Redonda entre franqueados e diretoria da M&A Franchising. O evento recebeu franqueados da Região Sul do Brasil e teve como objetivo trazer um panorama do que vem sendo realizado pela franqueadora, bem como ouvir demandas e sugestões de franqueados da marca. O grupo teve a oportunidade de fazer uma reflexão do momento atual, compartilhar as boas práticas, além de contar sobre como a força do trabalho em rede pode auxiliar no andamento dos negócios.

O sócio-diretor da M&A Franchising, Marcos Gundel, comandou o início do evento falando sobre a atual estrutura da M&A Holding e traçou alguns planos para o futuro. Gundel também falou sobre o plano de expansão da marca e o que deve vir pela frente. A Mundo Animal conta, atualmente, com 70 franquias em operação e a expectativa, segundo o diretor, é chegar a 150 unidades em 20 estados até 2024. 

Um momento importante do encontro foi o alinhamento sobre o que compete à franqueadora e o que compete ao franqueado dentro de uma rede de franquias tão importante como a Mundo Animal. Como lembrou Gundel, o negócio em si precisa ser gerido pelo franqueado, pois o cliente vê a marca quando vai ao estabelecimento e não a franquia como um todo. Além disso, é parte do franqueado implementar e manter a infraestrutura de acordo com os padrões, prestar informações e dados para a franqueadora, seguir as regras e padrões determinados pela franqueadora e cumprir as cláusulas do contrato de franquia.

Por outro lado, a franqueadora presta o suporte constante que o franqueado precisa. Dentre muitas responsabilidades, a M&A Franchising tem como premissa o bom relacionamento entre todas as partes envolvidas, principalmente na relação franqueadora e franqueado. Além disso, é preceito da franqueadora promover treinamentos, reciclagens e trilhas de aprendizagem para toda a rede, além de criar parcerias com fornecedores visando a compra de insumos, materiais e equipamentos pelo melhor preço.

“Aproveitamos a oportunidade para fazer uma reflexão do momento atual compartilhando as boas práticas e aprendizados de cada franqueado, usando a força da nossa rede. Estarmos próximos só fortalece cada vez mais nossa relação de confiança e apoio”, afirmou o sócio-diretor Marcos Gundel.

O diretor de Novos Negócios, Adriano Giachini, fez um panorama do que tem sido feito para alavancar cada vez mais o negócio rentável que é a Mundo Animal. A criação da fábrica para produção própria dos brinquedos que compõem o combo Alegria da Selva foi um dos grandes destaques. A M&A Fábrica nasceu para fortalecer a rede com foco no ganha-ganha, reduzindo a dependência externa e os custos.

Outra grande novidade foi o lançamento do e-commerce da Turminha do Leonel: www.turminhadoleonel.com.br. O portal foi lançado no último dia 12/05 com o objetivo de aumentar a força de marca da Turminha do Leonel e da Mundo Animal, dando mais visibilidade para a rede. A loja virtual conta com produtos exclusivos 100% dedicados a Turminha do Leonel. Os produtos são diferentes dos oferecidos em loja para as vendas não competirem entre si.

O diretor de Operação e Expansão, Jackson Oliveira, falou um pouco sobre os desafios que vêm pela frente e o plano de expansão da Mundo Animal. O ano de 2023 marca o início de uma jornada que deve investir em qualidade para a marca, com promoção de capacitações e formação pata operadores, universidade corporativa para franqueados, além das auditorias e consultorias de campo. Outro desafio, segundo Oliveira, é focar no aumento de receita. Para promover esse crescimento a M&A Franchising já estuda um novo cardápio para a Mundo Animal, campanhas de marketing mensais, criação de novos souvenirs, entre outras ações. “Estar próximo dos nossos franqueados nos abre a possibilidade de, cada vez mais, alinhar as expectativas e os próximos passos para que tenhamos perenidade e sustentação dos nossos negócios”, afirmou o diretor.

Ainda participaram do encontro o sócio-diretor, Jian Lorenzetti, que explicou o que vem sendo pensado de estratégias para essas novas diretrizes; e a Diretora de Marketing e Experiência do Cliente, Gisele Vam Beck, que explicou como o setor que ela coordena pode ajudar diariamente o franqueado para que ele tenha um bom desempenho de vendas.

Pesquisa da ABF também é destaque no encontro


A pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) respondida pelos franqueados também foi outro destaque da Mesa Redonda. A pontuação final da M&A Franchising foi de 83,9, chancelando assim a franqueadora para receber o Selo de Excelência em Franchising. 

Dos 47 franqueados respondentes, 95,7% afirmaram que abririam a franquia da Mundo Animal novamente e 91,5% indicariam a marca para quem estivesse buscando um novo negócio. Em relação ao nível de satisfação com a franqueadora, 46,8% estão totalmente satisfeitos e 40,4% estão satisfeitos.

Voltar